quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

PLATAFORMA BRASILEIRA PARA CONECTAR EMPREGADORES AOS REFUGIADOS OU EXPATRIADOS

Plataforma brasileira ajuda refugiados a conseguirem emprego

O Expatt.org quer conectar principalmente refugiados a grandes empresas

Expatt (Foto: Divulgação/PlaceIt)

Cerca de 60 milhões de pessoas são refugiadas ou deslocadas de seus países de origem em consequência de conflitos, segundo dados da Organização das Nações Unidas de 2014. Este é um número recorde para este tipo de situação. A maior parte das pessoas foge por medo de ataques e enfrenta dificuldades para retomar a vida e a carreira na nova casa. Foi pensando nisso que um grupo de executivos criou a plataforma Expatt.org.
O site conecta expatriados a grandes empresas e foi criado em setembro de 2015. “O objetivo é social: contribuir para acabar com o problema do desemprego que está sendo enfrentado em tantos países”, diz Teresa Sacchetta, 49 anos, uma das criadoras do projeto.
Até agora, o site tem 1400 perfis cadastrados. A maioria é da Alemanha. “É o país que mais recebe refugiados e onde temos contatos com ONGs que estão cadastrando as pessoas”, afirma Ricardo Drizin, 35 anos, um dos envolvidos na plataforma. “Quase metade é da Síria. Depois, aparecem Albânia, Afeganistão e Nigéria. Mas o perfil é bem diversificado, com mais de 80 nacionalidades diferentes”, explica Drizin.
A ideia é se unir a grupos de apoio e ONGs para ajudar as pessoas a encontrarem trabalho. Mas os indivíduos podem se cadastrar também. O site está disponível em português, inglês e alemão e exige um cadastro simples, usando o Facebook ou Twitter. Drizin explica que ainda não existem dados de refugiados que realmente conseguiram emprego pela plataforma. “A gente está iniciando uma fase para fortalecer o número de ONGs e ter as primeiras empresas disponíveis”, diz Drizin.
Assim como o Expatt.org, outras startups estão criando projetos para ajudar os refugiados. Uma delas é o site alemão chamado Flüchtlinge Willkommen. Traduzindo para o português, o Bem-vindos Refugiados permite que os usuários coloquem os quartos disponíveis em suas casas à disposição de refugiados recém-chegados ao país. Também com o apoio de ONGs, a plataforma consegue localizar um lar para os mais necessitados.
http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2016/02/plataforma-brasileira-ajuda-refugiados-conseguirem-emprego.html?utm_source=facebook&utm_medium=social

Nenhum comentário:

Postar um comentário